sexta-feira, 4 de maio de 2012

De brincar e outras histórias…

Ontem parti o candeeiro da Casa da Amanda, a casa de bonecas presente de aniversário da B. Aterrei-lhe com a minha patorra 40 em cima. Ele estava escondidinho no tapete do quarto das meninas e não o vi…a Miss B. ficou danada e o Daddy diz que não dá para colar! A sério que não sei o que fazer a tanto brinquedo, sobretudo porque acabam sempre no chão…Ele é copos, pratos, estrelinhas, autocolantezinhos, bonequinhas, carrinhos, peças de puzzlezinhos, livros e biberons e limões de plástico, imitações de pacotes de massa e outras coisas inimagináveis por todo o lado. Juro que às vezes, paradinha lá no meio me questiono "Jesus!!! De onde veio tudo isto?" 11 nenucos? Para que é que as meninas precisam de 11 nenucos? O médico, o cabeleireiro, os gémeos, o recém-nascido, alguns com características bem desagradáveis que incluem fazer xixi e espirrar?  Acho que metade do tempo nenhuma dela olha mais do que 2 minutos para eles...e PiniPons e Barriguitas e legos e puzzles e panelinhas e tachinhos, alguns deles com 2 cm de diâmetro...Às vezes, a tal fúria demolidora toma conta de mim a apetece-me mandar embora pelo menos metade de tanta macacada. Mas depois, a criança que há em mim leva a melhor e volto a guardar tudo cuidadosamente dentro das gavetas e caixas e sacos e prateleiras. Li tantas vezes que os pais, atolados pelas suas responsabilidades e pela sua falta de tempo, compensam as crianças com brinquedos…bem materiais, quando a única coisa de que elas precisariam é a sua atenção. Nada disto! Mesmo! Eu tenho muito tempo para as minhas meninas…Brinco com elas todos os dias, todo o tempo que tenho disponível. Brinco com elas quando faço o jantar e aproveito para treinar caras feias com a Miss M. sentada na cadeira de papa ou quando ponho a Miss B. a brincar às cozinheiras e a lavar legumes ao meu lado. Brinco com elas no banho aos piratas e às sereias e aos animais aquáticos. Brinco com elas depois do jantar, pelo menos meia hora, quantas vezes mais, adiando a hora de ir para a cama, sentada do chão do quarto, a fazer de mãe, de filha, de professora, de princesa, de elefante ou apenas de narradora de histórias. Brinco com elas no parque infantil, canto com elas no carro, faço trinta por uma linha e geralmente acabo a ouvir o Daddy aos gritos, a dizer que vive numa casa de loucas e bem, bem se deve estar na Austrália, a pastar cangurus, mesmo antes de enlouquecer também e se juntar a nós aos saltos na sala, a dançar “a nossa música”.
Então…porquê tantos brinquedos?… Assim, decidi instituir uma regra…por cada um que entra, um tem de sair! Preciso de nomes de instituições para mandar brinquedos, e sobretudo preciso de aprender (eu muito mais do que elas) a desprender-me no que não é essencial…já tentei fazer este esforço, mas de repente acabo quase a chorar, agarradinha ao boneco e a dizer “ai este não, que o foi o primeiro bebé que ela teve! “ e ai este também não, que foi a tia T. que lhe deu e ela gosta muito” “ ai este também não porque a primeira vez que ela sorriu estava com ele na mão””ahhhhh e este também não, que se lhe babou muitas vezes para cima!!!””
Por isso, se querem ser muito meus amigos é fachavor me mandarem nomes de sítios para eu mandar tanta brincadeira, e ensinar as meninas e a mamã a partilhar mesmo a sério!

1 comentário:

  1. Regra mt boa essa! :)

    Ora, instituições:
    - http://www.casadocaminho.pt/
    - http://www.vidanorte.org/site/
    - obra do frei gil (Rua Professor Mota Pinto 399 - 4100 PORTO)

    E pra já é só... :P

    ResponderEliminar